cansaço psicológico

5 dicas para evitar o cansaço psicológico dos funcionários

Analisando como as empresas estão cuidando de seus colaboradores durante a pandemia, e como eles estão lidando com as reuniões online, a Healthtech Pipo Saúde lista ações simples para evitar o cansaço psicológico e ajudar o RH a lidar com a saúde mental dos colaboradores

Há algum tempo o home office já vinha sendo uma realidade no Brasil, mas com o surgimento da pandemia, esse novo estilo de trabalho se tornou uma rotina mais frequente e necessária. A migração do presencial para o online foi rápida e eficaz, mas como em toda mudança existem os prós e contras. Segundo 57% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa feita pela consultoria 4CO em parceria com o Banco Original, o aumento do cansaço piorou durante o home office.

Analisando este cenário, a Pipo Saúde, uma startup de gestão de benefícios que nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH de empresas com planos e serviços de saúde, identificou que um dos maiores causadores de fadiga neste momento são as reuniões por videoconferência. Seja pela quantidade excessiva de contato visual próximo ou pela falta de linguagem corporal, os colaboradores estão se sentindo esgotados com as reuniões online.

Pensando em uma forma de auxiliar o departamento de recursos humanos a resolver esse tipo de problema, a Pipo Saúde listou cinco dicas que podem ser benéficas para melhorar o cansaço mental dos profissionais nesse período:

  • Evite reuniões gerais de time que ultrapassem uma hora de duração;
  • Sugira que os colaboradores evitem sequências de reuniões por vídeo, substituindo, quando possível, por chamadas de áudio, especialmente em reuniões com duas pessoas sem compartilhamento de documentos ou apresentações;
  • Incentive os períodos de “focus time”, que são aqueles sem reuniões por vídeo ou distrações;
  • Permita que os colaboradores fiquem com as câmera desligadas enquanto não estão falando;
  • Estimule que sua equipe se movimente pelo ambiente do home office para quebrar o ciclo de comunicação não verbal, melhorar a circulação do sangue e, consequentemente, diminuir o cansaço e aumentar a concentração.
  • Pensar no bem-estar do seu colaborador é um dos passos mais importantes para uma empresa de sucesso.
Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.