7 alimentos que limpam naturalmente o fígado

O fígado trabalha diariamente com o objetivo primário de proteger e expelir as toxinas do corpo, é ele que desintoxica e limpa o corpo filtrando o sangue continuamente de venenos que entram através do trato digestivo, da pele e do sistema respiratório.

É fácil para o fígados ficar sobrecarregado como resultado de estresse ou exposição excessiva a toxinas, todo o sistema pode ficar desequilibrado, comprometendo a saúde de forma significativa.

Como o fígado é também responsável pela produção de bílis, uma outra forma de desintoxicação que é metabolicamente necessária para a degradação e a assimilação das gorduras e das proteínas dos alimentos, é extremamente importante que ele seja mantido adequadamente. Sem um fígado funcionando bem, o corpo não é capaz de purificar-se e absorver nutrientes. O bom funcionamento dos olhos, do coração, do cérebro, das gônadas, das articulações e dos rins, depende da atividade de um bom fígado.

Abaixo uma lista com sete alimentos que você pode incluir diariamente nas suas refeições para ajudar a limpar seu fígado naturalmente.

1. Alho – contém numerosos compostos que contêm enxofre que ativam as enzimas hepáticas responsáveis por expelir as toxinas do corpo, o alho também contém alicina e selênio, dois nutrientes comprovadamente poderosos para ajudar a proteger o fígado de danos tóxicos, além de ajuda-lo no processo de desintoxicação.

2. Toranja – é rica em vitamina C e antioxidantes, dois limpadores de fígado poderosos, como o alho a toranja contém compostos que aumentam a produção de enzimas de desintoxicação do fígado. Além disso, contém um composto flavonóide conhecido como naringenina, que faz com que o fígado queime gordura, em vez de armazenar.

3. Chá Verde – é carregado com catequinas, um tipo de antioxidante de plantas que elimina a acumulação de gordura no fígado e promove a função hepática adequada. O chá verde também protege o fígado contra toxinas que poderiam se acumular e causar sérios danos.

4. Vegetais verdes – vegetais de folhas verdes, como rúcula, folhas de dente de leão, espinafre, mostarda e chicória contêm compostos de limpeza que neutralizam os metais pesados, que podem debilitar o fígado. As folhas verdes também eliminam os pesticidas e herbicidas do corpo, e estimulam a criação e o fluxo de limpeza da bile.

5. Abacate – rico em  rica em muitos nutrientes, entre eles a vitamina A, E, beta-sitosterol, minerais, ômega 9 e glutationa  que promove ativamente a saúde do fígado, protegendo-o contra sobrecarga tóxica, e aumentando seu poder de limpeza. Algumas pesquisas mostraram que a ingestão de um ou dois abacates por semana durante no mínimo 30 dias pode reparar um fígado danificado.

6. Nozes – contêm altos níveis de L-arginina, um aminoácido, glutationa, e ômega-3 os ácidos graxos, também ajudam a desintoxicar o fígado da doença que causa a amônia. Nozes também ajudam a oxigenar o sangue, e trechos de seus cascos são frequentemente utilizados em fórmulas para limpeza do fígado.

7. Tumeric (Curcuma longa) – um dos alimentos mais poderosos para manter o fígado saudável, protege ativamente o fígado contra danos tóxicos e até mesmo regenera as células hepáticas danificadas, também estimula a produção natural da bile, encolhe o ingurgitamento de dutos hepáticos, e melhora a função global da vesícula biliar, outro órgão purificador do corpo.

Valeu a dica Marcela Serpa!

Via.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.