praia

Da salada de frutas ao pastel, o que é mais seguro consumir na praia?

Nutricionista dá dicas de como se alimentar na praia e evitar problemas de saúde ao consumir alimentos na praia

Faz parte do ritual de ir à praia comer e beber alguma coisa de frente para o mar, afinal, ninguém é de ferro. Mas é preciso cautela na hora de escolher o que consumir para evitar problemas de saúde. Por isso, a nutricionista e chef de cozinha, Luciana Marchetti, professora dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da São Juda, dá algumas dicas valiosas e não muito convencionais.

Por exemplo, o que é melhor comer na praia, pastel ou salada de frutas? “O mais seguro é o pastel. Frito na hora por imersão, isso já elimina parte dos microrganismos. A salada de frutas, consumida crua, oferece um grande risco de contaminação. Se as frutas ou ainda a tábua ou a faca não estiverem devidamente higienizadas, compromete a qualidade”, explica Luciana.

A nutricionista pede para evitar preparações que foram feitas em casa e levadas à praia, como esfihas e empadas. “A praia é um local muito quente e com temperatura boa para multiplicação de microrganismos”.

Aquele camarão no espeto, segundo Luciana, tem que ser frito na hora, senão, é melhor deixar passar. “Esse fruto do mar é muito perecível, exige um cuidado especial na limpeza. O ideal é consumi-lo em locais seguros”.

Uma sugestão de lanche seguro na praia é o milho verde e bebidas, como água e água de coco. Outra dica da nutricionista é sempre observar as condições de higiene do local, seja restaurante, lanchonete ou carrinho de rua.

“Observe se o uniforme do funcionário está limpo, se há uma pessoa para servir e outra para receber o pagamento, se limpam os utensílios e as bancadas, tudo isso é fundamental para garantir a qualidade da alimentação e evitar problemas de saúde após o consumo, como intoxicações”.

Na praia, se surgir a dúvida, na hora da fome, prefira o alimento que passou por algum tipo de cozimento, de preferência na hora, no lugar dos crus.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.