Daltonismo

Recebi esse email e achei bem interessante, principalmente porque tenho um amigo daltônico.

“(Teste ao daltonismo na última folha)

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
O distúrbio, que era desconhecido até ao século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossoma X, ocorre mais frequentemente entre os homens (no caso das mulheres, será necessário que os dois cromossomas X contenham o gene anómalo).
Os portadores do gene anómalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro. Esta perturbação é causada por ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda de função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotoreceptores que deixam de ser capazes de processar diferenciadamente a informação luminosa de cor.
Os daltónicos são incapazes de discernir as sete cores de um arco-íris.

Figura do teste de Ishihara, método utilizado para diagnosticar o daltonismo.
O número 8 somente é visível para as pessoas de visão normal.

Aos 30&Alguns, vivendo e aprendendo!

Curta nossa página 😉

2 thoughts on “Daltonismo

  1. Deve ser angustiantes um daltonico diante do semaforo, se for o primeiro da fila, mas, se for o segundo ou terceiro, é só seguir os demais.
    Eu vi o número oito do teste, opaco, mas vi. Isto é outro problema ocular que a idade nos tráz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn