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Descubra os erros surpreendentes que algumas marcas continuam a cometer em suas estratégias nas redes sociais

Mesmo que uma estratégia ou campanha de mídia social bem executada possa gerar retornos substanciais sobre o investimento (ROI), especialistas expressam crescente preocupação diante dos erros que têm se tornado cada vez mais comuns nas mídias sociais de marcas e empresas em toda a América Latina.

Segundo o o Social Media Global Market Report 2023 da The Business Research Company, o mercado mundial de mídia social cresceu de US$ 193 bilhões em 2022 para US$ 231,1 bilhões em 2023, apresentando uma taxa de crescimento anual composta de 19,4%. Adicionalmente, uma análise da Social Media Today revela que os setores de entretenimento, imóveis, marketing, varejo, educação, restaurantes e moda são os mais beneficiados pelo alcance gerado nas mídias sociais.

Jimena Gómez, CEO da RAW Talent, uma agência de talentos focada na Geração Z e especializada em criação de conteúdo para mídias sociais, que colaborou com marcas de renome como Netflix, Pandora e adidas, bem como ocupou a posição de VP de Digital na another, uma agência de comunicações estratégicas de ampla presença na América Latina, destacou: “Nesta fase que vivemos, é chocante que muitos negócios ignorem qualquer tipo de estratégia de mídia social. No entanto, muitas marcas preferem criar ‘poluição social’, ou seja, apenas publicar conteúdo sem nenhuma intenção ou procurar profissionais que possam aproveitar os benefícios do marketing de mídia social”,.

Diante desse cenário, Gómez compartilha os erros mais comuns que observou ao longo de sua carreira à frente de projetos de mídia social para que os especialistas em marketing possam evitá-los.

  • Estar em tudo e em nada: cada plataforma de mídia social tem seu próprio público, formatos, estilo de conteúdo e, o mais importante: algoritmos. O que funciona no Instagram pode não funcionar necessariamente no LinkedIn, e vice-versa. Ao tentar estar em todos os lugares, sem uma estratégia específica com metas especiais e listas suspensas para cada rede, as marcas podem diluir seus esforços e recursos e perder o foco em seu público-alvo. Além disso, manter uma presença ativa em todas as plataformas exige um investimento significativo em termos de tempo e equipe.
  • “Não preciso estar nas mídias sociais”: algumas empresas ainda acreditam que não precisam estar nas mídias sociais, especialmente se operam em setores mais tradicionais ou B2B. No entanto, essa mentalidade está desatualizada na era digital em que vivemos. Atualmente, a mídia social é um canal fundamental de comunicação e marketing, independentemente do setor em que a empresa atua.
  • Esperar que tudo seja orgânico: quando você se comunica nas mídias sociais, está trabalhando em um “terreno alugado”. O que isso significa? Que cada publicação depende dos parâmetros do algoritmo de cada plataforma, o alcance não é dado, é vendido ou conquistado por meio de uma criatividade extraordinária. Não podemos controlar nem o alcance nem o alvo de nossa comunicação, sem um suporte de investimento social contemplado em nossa estratégia de marketing total.
     
  • Não ter objetivos: Os objetivos da mídia social podem variar de acordo com a marca, mas podem incluir aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, aumentar a interação com o cliente, impulsionar as vendas, melhorar a retenção de clientes ou simplesmente aumentar a conscientização sobre uma questão ou um problema relacionado ao setor. Sem objetivos claros, é difícil medir o sucesso de uma estratégia de mídia social. É essencial definir metas SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time-bound) para orientar as atividades de mídia social e avaliar seu impacto. É realmente surpreendente como esse erro é comum. Precisamos saber o que é sucesso para cada marca; não fazer isso cria uma percepção errada sobre a eficácia da mídia social em geral.
  • Trabalhar sem agência: Por alguma razão, existem especialistas em marketing, inclusive pessoas que trabalham com mídia social há anos, que estão constantemente se atualizando sobre plataformas, conjunturas e tendências. Um erro crucial é não capitalizar a experiência que uma agência oferece e evitar improvisar uma estratégia que levará ao fracasso.
  • Postagens que ocupam espaço: sem uma intenção objetiva, as postagens são apenas uma poluição visual que está ocupando espaço. Todos nós somos consumidores de conteúdo social, estamos constantemente sendo atacados por mensagens publicitárias e todos sabemos como é fácil ignorar uma publicação ou um anúncio.

Gómez destaca que, se as redes sociais não forem inovadoras, impactantes ou não incorporarem uma finalidade precisa para as marcas, isso indica que elas não possuem uma estratégia eficaz, mas meramente uma presença superficial nas plataformas. “Uma coisa é estar lá e outra é fazer isso bem, com uma ideia clara e objetivos definidos. Para ter sucesso, é preciso ter a capacidade de criar conteúdo de alta qualidade, em grande volume e interagir com os usuários”, afirma ela.

By redator

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