Você sabia que o alto índice de glicose no sangue pode levar à morte de células da retina, causando perda gradativa da visão?

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos seis anos cresceu em 40% o número de pessoas diagnosticadas com a diabetes. Relacionada ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento, afeta todo o organismo, inclusive a visão.

O descontrole da doença aumenta os riscos de desenvolver a retinopatia diabética, já que o alto nível de glicose no sangue deixa os vasos sanguíneos da retina frágeis, o que pode causar uma série de complicações na visão.

A fragilidade dos vasos da retina pode causar aneurismas, que podem se romper e extravasar hemorragias, além de infiltração de gordura na retina. Este material anormal é depositado na parede dos vasos, provocando bloqueios e, consequente, falta de oxigenação.

A retinopatia diabética é caracterizada pelas lesões e mortes das células da retina, ou seja, ela pode levar à perda parcial ou total da visão.

A morte das células da retina é irreversível, a cegueira é incurável.

Todos os diabéticos devem consultar-se periodicamente com um oftalmologista, a fim de realizar exames preventivos e sempre manter o controle dos níveis do açúcar (glicose) no sangue.

Para saber mais sobre diabetes, visite: www.diabetes.org.br

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading