#dicaboa: Terceira edição do Prêmio Instituto Claro

Release:

O Instituto Claro dá início a 3ª edição de seu Prêmio – Novas Formas de Aprender e Empreender. O objetivo da iniciativa é estimular e reconhecer projetos de educadores e empreendedores sociais de todo o país que contenham ideias inovadoras para o uso das novas tecnologias na educação, dentro da Escola ou na Comunidade. Serão R$ 150 mil em prêmios aos vencedores, que poderão participar na modalidade “Inovar na Escola” ou “Inovar na Comunidade”.

Podem participar educadores e professores, instituições educativas formais e não-formais, organizações do terceiro setor e público em geral, de todas as regiões do Brasil. Como requisito para inscrição é necessário que a ideia apresentada seja inovadora e com potencial de causar impactos positivos nos processos de aprendizagem. Também é importante que o participante tenha perfil articulador, de modo que possa identificar possíveis parceiros para auxiliar na implementação do projeto e efetivamente colocá-lo em prática.

Projetos premiados

Para os vencedores das edições anteriores, o prêmio é uma forma de reconhecer um trabalho desenvolvido ou mesmo incentivar uma ideia a ser implementada.

No ano passado, um dos projetos vencedores foi a “Gincana Tecnológica de investigação em química”. Realizada pelo Centro de Ciências de Araraquara (SP), a iniciativa irá trabalhar ao longo de 2011 com cerca de 10.000 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município de Araraquara. O responsável pela ideia, Luiz Antônio Andrade de Oliveira, mostra como sua participação foi importante para colocar em prática uma forma diferenciada de ensino e aprendizado. “O prêmio nos motivou, e ajudará na divulgação do conhecimento, no estímulo à participação, e na consolidação de uma metodologia interativa para se trabalhar com a química”.Já um dos contemplados da primeira edição, em 2009, foi o projeto “Convergência de mídias do curso regular de ensino à distancia”, do Colégio Militar de Manaus (AM), que atende os filhos de militares que servem em pelotões de fronteira do Exército na Amazônia. “Inscrevemos nossa ideia visando mudar os materiais didáticos utilizados naquele momento. Com o apoio do Prêmio Instituto Claro, melhoramos muito a qualidade dos nossos cursos”, explica o Major Robson, idealizador da iniciativa.

Desde 2009, o Prêmio Instituto Claro teve mais de 2.750 inscrições de todos os estados brasileiros. Ao todo foram selecionados 12 projetos que receberam no total R$ 250 mil em prêmios. “O Prêmio reflete a evolução do uso das tecnologias dentro e fora da escola e também em benefício da qualidade de vida das comunidades. Estamos muito satisfeitos com a evolução dessa iniciativa e por podermos mapear ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil”, afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.

As inscrições para essa terceira edição são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Instituto – www.institutoclaro.org.br, onde também é possível consultar o regulamento do concurso. O prazo para participar é até 09 de agosto e a premiação acontecerá até dezembro de 2011. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas em educação, empreendedorismo e tecnologia e liderada por Paula Carolei, doutora em educação.

Infográficos – Como fazer um projeto dar certo

Para essa edição do Prêmio, o Instituto Claro desenvolveu um Infográfico com orientações gerais de apoio para as pessoas que desejam colocar em prática suas ideias e inscreverem seus projetos. Nesse material, disponibilizado gratuitamente no portal do Instituto, é possível encontrar um passo a passo com dicas como: identificar uma demanda, reconhecer a relevância do projeto, pensar nos processos para a implementação, a importância de estruturar um cronograma, pensar no orçamento e também os resultados esperados.

“Observamos que, muitas vezes, as pessoas têm vontade de participar, mas não sabem por onde começar. Ao produzir esse infográfico queremos mostrar que não é algo complicado de ser realizado e, ao mesmo tempo, motivar para que ainda mais pessoas participem e estruturem melhor os seus projetos”, finaliza Carime.

Mais informações pelo site www.institutoclaro.org.br/premio, e-mail premio@institutoclaro.org.br ou pelo telefone (11) 3171.0998, das 13h às 18h

Sobre o Instituto Claro

Criado em março de 2009, tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativas educacionais inovadoras por meio das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) O Instituto Claro acredita que as tecnologias transformam realidades sociais e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Em todos os seus projetos, o Instituto Claro trabalha a questão do empreendedorismo social, promovendo a transformação de ideias em oportunidades para a aprendizagem e para o desenvolvimento comunitário. Entre os principais projetos do Instituto Claro estão: o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, o Prêmio do Instituto Claro, o Claro Recicla e o Programa Voluntários em Ação.

Mais informações no portal: www.institutoclaro.org.br / twitter @instituclaro / facebook Instituto Claro

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn