Nootrópicos

Nootrópicos: Como aumentar o foco e a concentração

Há milhares de anos os homens utilizam substâncias como o café, o chocolate e o tabaco para estimular a capacidade cognitiva, memória, atenção, concentração ou motivação

Em 1972 foi usado pela primeira vez pelo psicólogo e químico romeno Corneliu E. Giurgea, o termo nootrópico cujo nome vem do grego “nóos” (mente) e “tropo” (direção), são substâncias (remédios ou suplementos alimentares) conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, com ação cerebral, que supostamente aumentam o desempenho cognitivo no ser humano, sendo capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Segundo Corneliu, essas substâncias não são tóxicas, viciantes ou que provocam efeitos colaterais significativos.

Potencializadores cognitivos utilizados por indivíduos com diagnóstico de TDAH, depressão, Alzheimer, assim como por pessoas saudáveis, especialmente que exercem atividades em ambientes competitivos, estimulando assim o intelecto e melhorando a performance intelectual, aumentando a performance cognitiva, a memória e a produtividade.

Os nootrópicos podem ser substâncias naturais ou sintéticas que exerçam atividade positiva sobre as funções cerebrais. Tornaram-se um dos segmentos com crescimento mais rápido da indústria de suplementos.  

A ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores, atuam em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina (envolvida no processo de formação de novas memórias, concentração e aumento do metabolismo cerebral), a dopamina (estimula o cérebro a completar tarefas, atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória) e a noradrenalina que regula o sono e as emoções, causa sensação de bem-estar e relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória).

Nos Estados Unidos é possível encontrar bebidas, alimentos e suplementos com substâncias neuro ativadoras. No Brasil, no site da BioHigh  você encontra nootrópicos para aumentar o seu foco e concentração. 

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.