Projeto social “Turma da Lancheira”

O projeto social “Turma da Lancheira”, idealizado pelo Instituto Brasil do Terceiro Setor, em parceira com a Unilever Foundation, prevê a conscientização sobre alimentação saudável por meio de apresentação de peça teatral infantil.

A ação tem como objetivo educar e estimular a população a alcançar uma alimentação balanceada sem deixar de ser gostosa e divertida.

A peça deste ano “O incrível prato colorido” aborda a importância de variar os diversos grupos de alimentos ao longo das refeições, explicando o papel dos nutrientes essenciais para o organismo de forma educativa, lúdica e de fácil compreensão.

Para a construção da peça, foi fundamental a realização de um trabalho direcionado de profissionais de Nutrição para seleção de conteúdo. Toda a peça está embasada em aspectos de nutrição infantil, que foram discutidos para que pudessem ser transmitidos às crianças para fácil compreensão.turma-da-lancheira

É um desafio nacional de incentivar a alimentação saudável entre as crianças, este projeto apresenta, de maneira divertida e interativa, os melhores alimentos para as crianças, além de ensinar como montar pratos do dia a dia e lancheiras saudáveis, saborosas e nutritivas. O objetivo é impactar o público infanto-juvenil, os pais, educadores e entorno para que os resultados sejam consistentes e sustentáveis.

O texto do espetáculo foi escrito por Adriano Verissimo com apoio de uma equipe de psicopedagogos e nutricionistas. O Turma da Lancheira espera atingir 50 mil pessoas entre crianças, adolescentes, famílias, educadores, profissionais de Nutrição, merendeiras e comunidade local.

Até o final do ano, a peça passará por diversas instituições, espaços culturais e escolas públicas, que tenham cunho educacional, cultural e social na cidade de São Paulo, grande ABC e algumas localidades do interior do estado, dentre eles: CEUs, fábricas de cultura, parques públicos e escolas.

As apresentações têm duração de 50 minutos e são gratuitas. Dentre os principais assuntos citados no espetáculo estão as diversas funcionalidades dos alimentos coloridos, como preparar uma lancheira saudável e nutritiva; a importância de exercícios físicos para o corpo; os nutrientes que fazem bem para a saúde e os alimentos que devem ser evitados, como sal e açúcar.

Mais informações em www.turmadalancheira.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.