queijos

8 dicas para montar uma linda e deliciosa tábua de queijos

A Escola do Queijo, projeto no Youtube da Tirolez, ensina o passo a passo para uma tábua de queijos de dar água na boca, além de dois patês para o acompanhamento

As tábuas de queijos podem agradar diversos paladares pela variedade de sabores e texturas, portanto, são recomendadas para ocasiões diversas, atendendo como entrada ou petisco para receber amigos e familiares. Mas você sabe como montar uma tábua de queijos? Na Escola do Queijo, um projeto da Tirolez no Youtube, que visa tornar consumidores em especialistas em queijos.

Abaixo videoaula mostrando todos os segredos para montar uma tábua de queijos perfeita.

Confira os oito passos para montar a sua tábua de queijos:

1º passo: é essencial que você pense na situação em que a tábua de queijos será servida, afinal, existem queijos para todos os momentos;

2º passo: escolha o prato que você mais gosta, uma tábua de mármore ou de madeira suficientemente grande para servir os queijos e os seus complementos;

3º passo: utilize de quatro a oito variedades de queijos, para que todos os queijos harmonizem uns com os outros e seus complementos;

4º passo: para não desperdiçar, separe de 150g a 200g de queijo, no máximo, por pessoa;

5º passo: agora é a hora de escolher os queijos para compor sua tábua de queijos. Abuse da criatividade e invista em diferentes combinações de sabores, diferentes texturas, tipos de cascas, maturação e intensidade. Outra dica importante é: nunca jogue fora as cascas dos queijos, pois acrescentam aromas e sabores que diferenciam um queijo do outro.

6º passo: cada queijo tem um tipo de corte, e as formas podem variar, como cubinhos, triângulos, fatias e até pedaços. Para uma experiência compelta, vale o investimento em facas especiais para cada tipo de queijo, mas as facas multiuso são ótimas alternativas.

7º passo: agora é hora de montar. O comum é servir seguindo a ordem dos ponteiros do relógio, ou da esquerda para a direita se for um prato retangular. Você pode começar dos sabores mais suaves e deixar os mais fortes para o fim.

8º passo: inclua os acompanhamentos. Você  sabia que é possível suavizar um sabor ou até acentuá-lo ainda mais? Para o Queijo Brie, utilize mel e nozes; já o Queijo Gruyère e o Queijo Reino combinam com focaccia, frutas secas e frescas, como a uva. E para o Queijo Parmesão, o ideal é o acompanhamento com azeitonas e presunto cru.

Outra boa maneira de impressionar seus convidados de um jeito prático e delicioso é preparando Patês variados à base de Creme de Ricota Tirolez. Pensando nisso, que tal aprender a fazer dois patês de sabores diferentes? Veja como fazer um Creme de Ricota com Azeitonas Pretas e um Creme de Ricota com Ervas Finas. Assim, sua tábua de queijos ficará ainda mais apetitosa para receber quem você ama com muito sabor!

Creme de Ricota com Azeitonas Pretas

Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Ricota
10 azeitonas pretas picadas
1 pitada de sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
– Em um mixer, coloque as azeitonas, o Creme de Ricota Tirolez e uma pitada de sal e pimenta-do-reino e bata até que tudo esteja bem misturado. Sirva em seguida.

Creme de Ricota com Ervas Finas

Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Ricota Light
2 colheres (sopa) de ervas finas picadas (dill, salsinha, cebolinha)
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo:
– Em um mixer, coloque o Creme de Ricota Light Tirolez, as ervas picadas e uma pitada de sal e pimenta-do-reino e bata até que tudo esteja bem misturado e sirva em seguida.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.