Cuidados com o corpo

Quem já perdeu um ente querido, após anos de luta no combate ao câncer de mama, tem uma noção mais próxima e real da dor física e mental que pode causar em uma mulher. É devastador e extremamente complicado de entender e aceitar a morte ou até mesmo a remoção de um seio.

Como não sou médica, fiz uma pesquisa na internet a respeito do câncer de mama, e na maioria das vezes, encontrei a informação que ele ocorre geralmente em mulheres acima de 50 anos de idade, as duas pessoas que conheci tiveram a doença na faixa entre 30-40 anos.

A primeira descobriu em um exame de rotina e a segunda na maternidade, dias após ter feito um parto.
A primeira retirou ambas as mamas e há mais de 20 anos faz periodicamente os exames necessários para garantir que está tudo bem, a segunda veio a falecer após mais de 10 anos de luta,

Acredito que para qualquer mulher é extremamente difícil tentar compreender essa dor e esses medos, os seios que são símbolos da feminilidade, do que em nossas mentes define de certa forma quem somos, um dos maiores canais de ligação entre a mulher e sua prole, ser atingido, assim, brutalmente, é incompreensível.

Por isso acho extremamente importante sempre que possível trazer esse assunto a tona, lembrar e relembrar as mulheres da importância do auto-exame, da importância de ir ao ginecologista periodicamente e não apenas quando sente uma coceira, ou pensa que está grávida.

Devemos sempre ter em mente que o câncer de mama não dói, por isso a importância do toque para verificar se tem a presença de nódulos/caroços, assim como deformidade, retração da pele, líquido saindo do mamilo, ferida e/ou odor, esses podem ser sinais. Se notar alguma diferença, procure um médico.

Para saber mais sobre o câncer de mama visite:

Câncer de Mama
Auto-Exame das Mamas

Aos 30&Alguns, acredito que a mulher deve conhecer o próprio corpo, apenas assim será capaz de detectar mudanças que diferem das que ocorrem durante o ciclo menstrual. É extremamente importante ter consciência disso.

Curta nossa página 😉

9 thoughts on “Cuidados com o corpo

  1. To aqui aplaudindo a sua iniciativa, Veridiana. Parabéns. É com informação de utilidade pública que se combate a ignorância e se previnem doenças. Duplo parabéns. Acrescento, se me permite, que os homens também podem ter câncer de mama. Boa quarta-feira.

  2. Sabe Veri, a pessoa precisa gostar muito de si mesma para entender a importância do auto exame, p/q só a informação não basta.
    Conheço pessoas bem informadas que não estão nem aí, passam 5, 7, 10 anos sem ir ao ginecologista, e qdo vc pergunta p/q não vão, a resposta é: não sinto nada , minha saúde é perfeita.
    Mas é super válido esse seu alerta, pode ser q algum(a) leitor (a), nesse momento se lembre q está na hora de se apalpar.
    bjusss

  3. Mário » muito bom Mario, fiquei tão ligada nos casos que conheci, que esqueci de dizer que os homens também pode contrair a doença, bem lembrado. []’s

  4. Acho isso muito importante,pois pode falar com as mulheres que tem câncer de mama,explica como se cuidar,que bom que temos as páginas da internet,não é verdade??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn