Sapatos transmitem doenças, deixe-os na porta

Dr. Charles Gerba, um microbiologista e professor da Universidade do Arizona, uniu-se a fábrica de sapatos Rockport para estudar que tipos de microrganismos são transportados através dos calçados. Dez pessoas ganharam um par novo de sapatos para usarem durante duas semanas antes de tê-los testado para verificar a quantidade de bactérias.

Após duas semanas, foram encontrados mais de 420.000 unidades de bactérias no lado externo dos sapatos, sendo 27% das bactérias mortal E. Coli. Também foi detectada a bactéria Klebsiella pneumoniae, que pode causar pneumonia, ferida e infecções na corrente sanguínea e a bactéria Serratia,  capaz de causar uma série de infecções oportunistas e que pode levar à infecção do trato respiratório.

sapatos96% de coliformes e bactérias E. coli encontrados do lado de fora dos sapatos indica contato frequente com material fecal, o que provavelmente se origina de pisos em banheiros públicos ou contato com fezes de animais ao pisar por exemplo em calçadas, o estudo também indicou que as bactérias podem ser rastreadas por sapatos a uma grande distância de casa ou local comumente frequentado após os sapatos estarem contaminados pelas bactérias.

Ainda mais perturbador para as mamães de crianças pequenas, 90 a 99% das bactérias encontradas na parte externa dos sapatos foram transmitida por azulejos e carpete.

Quaisquer germes captados por pés descalços, joelhos e mãos, em seguida, serão transportado para o berço na hora de dormir.

Para ajudar a manter esses germes distantes, basta remover os sapatos e deixá-los perto da porta quando chegar em casa. Utilizar o aspirador de pó frequentemente e esfregar o chão com pano úmido ou com produto de limpeza também  ajuda. O estudo também descobriu que ao simplesmente lavar os sapatos mais de 90% dos germes são eliminados.

Se você tiver criança pequena e não se sentir muito confortável ao pedir que por exemplo a babá ou convidados retirem os sapatos ao entrarem na sua casa e fiquem descalços ou com meias, uma boa idéia é comprar chinelos para visitas, ofereça e explique os motivos.

Via

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.